Higiene bucal em cães e gatos: hábito saudável e preventivo.

Assim como nós, cães e gatos também precisam de higiene bucal.

Sabia que escovar os dentes do seu cão ou gato é um hábito de higiene que pode prevenir várias doenças e poupar sofrimento ao seu bichinho?

Animais de companhia, assim como humanos, desenvolvem uma enorme quantidade de germes na boca que acumulam sobre os dentes formando a placa. Com o tempo, caso não tenha o hábito de higienizar a boca do pet, esta placa calcifica-se devido à ação dos minerais contidos na saliva e transforma-se em tártaro que pode causar problemas dentários como gengivite e doença periodontal.

Quando chega a este ponto, o mau hálito é o menor dos problemas pois o animal pode começar a sentir muita dor, parar de se alimentar e perder alguns dentes. Além disso pode desenvolver problemas cardíacos, hepáticos e renais!

Sim. Em casos graves, as bactérias acumuladas podem cair na corrente sanguínea do bichinho e causar doenças muito graves.

Prevenção e Tratamento

O ideal seria acostumar o bichinho desde filhote à rotina da escovação. Como nem sempre é possível acostumar desde cedo (ou por desinformação ou por ter adotado um animal adulto), o que importa é começar!

Veja aqui na página do youtube da Clínica Sorriso Animal uma sequencia de vídeos explicativos de como higienizar a boca de seu cão ou gato:

Recomendações:

  • A limpeza deve ser diária pois o tártaro começa a se formar entre 24  a 48 horas depois.
  • Existem alternativas às escovas de dentes como dedeiras de silicone.
Dedeiras para higiene bucal 
  • Prefira oferecer sempre alimento seco (ração) pois a ação mecânica, durante a mastigação, auxilia na prevenção de tártaro.
  • Nunca utilize pasta de dente desenvolvida para humanos. Compre pasta específica para animais, sem flúor, ou escove apenas com água.
  • Cães de porte pequeno (principalmente raças como poodle, maltês e yorkshire) tem mais tendencia a desenvolver problemas orais. Pode ser necessário realizar periodicamente um procedimento de limpeza mais profunda na clínica veterinária de sua confiança.
  • Caso não consiga escovar os dentes do animal, ofereça biscoitos, palitos específicos ou produtos higienizantes.
Espuma Bucal
Higienizante Bucal Aquálitus
Petiscos para Higiene Bucal

 

Com estas dicas é possível atrasar o aparecimento de tártaro e placa combatendo assim o mau hálito e prevenindo muitos outros distúrbios. Caso tenha dúvidas ou dificuldades, peça ajuda ao seu médico veterinário de confiança.

 

Foto da capa: Minhoka 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *