Acupuntura Veterinária – Técnica milenar chinesa a favor dos pets.

Acupuntura em animais. Será que funciona?

A acupuntura é uma técnica milenar da medicina tradicional chinesa e muitos ainda não acreditam em seus efeitos achando que a melhora de determinados quadros é devida ao efeito placebo (efeito psicológico criado pela ideia de estar sendo tratado).

Humanos podem ter o chamado efeito placebo, é verdade. Mas e os animais? Como explicar a melhora visível de um determinado quadro, ou doença, após algumas sessões com estas pequenas e valiosas agulhas?

O vídeo a seguir é um ótimo exemplo do que pode fazer a acupuntura pelos nossos pets. Veja o vídeo a seguir:

Origem desta técnica.

A Medicina Tradicional Chinesa existe há milhares de anos e inclui, além da conhecida técnica de acupuntura, técnicas complementares a ela como: fifoterapia, moxa, dietoterapia, eletroacupuntura, acupressão.

Ao contrário da medicina ocidental, a medicina tradicional chinesa é considerada holística, ou seja, enxerga o individuo como um todo: a união de corpo, mente, espirito e suas relações com o meio ambiente.

As raízes de sua filosofia estão nos ensinamentos tradicionais do Taoismo, que promove a harmonia entre o individuo (humano ou animal) e o mundo a sua volta, assim como um equilíbrio entre o Yin e o Yang.

As doenças, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, são frutos de desequilíbrios energéticos que podem ser causados por fatores externos (relacionados ao meio ambiente), fatores internos (relacionado à emoções e sentimentos) ou fatores mistos (hereditariedade, estilo de vida, traumas, alimentação e outros).

Como funciona?

Acupuntura é o método no qual inserem-se agulhas em alguns pontos especiais (chamados acupontos), estimulando uma determinada área para que ela redirecione ou bloqueie o fluxo de energia vital (conhecido por “chi” ou “Qi”).

Os acupontos são regiões na pele em que há uma grande concentração de terminações nervosas sensoriais e sua estimulação possibilita o acesso direto ao sistema nervoso central. Foram identificados 361 acupontos ao longo de 14 meridianos, que são canais de energia.

O objetivo da acupuntura é promover a circulação de energia e ajustar os meridianos do corpo de acordo com equilíbrio de yin e yang.

A acupuntura ajuda a relaxar

Indicações da Acupuntura:

A acupuntura é utilizada para uma variedade muito grande de problemas como:

  • Ação analgésica em afecções músculo-esqueléticas (como osteoartrose, displasia coxo-femoral e outros),
  • Problemas neurológicos (AVC, convulsões e outros)
  • Problemas gastrointestinais (náusea, constipação, diarreia, dor);
  • Distúrbios dermatológicos (alergias, otite, doenças crônicas);
  • Afecções cardiovasculares e respiratórias;
  • Distúrbios urogenitais (incontinência, doenças renais);
  • Melhora da qualidade de vida em pacientes com câncer;
  • Distúrbios de comportamento (ansiedade excessiva, depressão, comportamento maniaco).

Vantagens:

Inúmeras possibilidades de aplicação: a acupuntura pode ajudar a melhorar a qualidade de vida na maioria das doenças, não importando sua localização e oferecendo benefícios em qualquer faixa etária podendo ser associada a outras modalidades terapêuticas.

Diminuição do uso de medicamentos: atualmente, o uso de medicamentos está se tornando abusivo, com freqüentes intoxicações, sem que se consigam resultados terapêuticos ideais.

Segurança no tratamento: é uma prática extremamente segura, exigindo apenas agulhas descartáveis e um bom nível técnico do terapeuta.

 

GIF

 

*Artigo escrito para a revista Senhora Atual, a primeira revista brasileira para senhoras 50+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *