Tellington Touch – Técnica para aliviar o stress dos pets.

Tellington Touch, também conhecido como TTouch, é um método criado pela profissional Linda Tellington Jones.  

Trata-se de uma abordagem baseada em massagens com a ponta dos dedos e/ou palmas das mãos, podendo ter ajuda de instrumentos especiais como bandagens. A intenção é provocar uma pressão em pontos específicos do corpo do animal ativando, assim, a função das células despertando inteligência celular.

Técnica da bandagem

É um método usado para amenizar problemas de comportamento e até mesmo pequenos distúrbios físicos dos animais. De fato, ajuda a amenizar o sofrimento oriundo de problemas gastrointestinais, ósseos e, inclusive, neurológicos.

Além disso, foi comprovado que os movimentos realizados com a técnica Ttouch sobre o corpo, são capazes de ativar simultaneamente quatro tipos de ondas cerebrais, estimulando a liberação de hormonios que reduzem o stress.

Além disso, ajuda certamente a estabelecer um relacionamento mais profundo entre humanos e animais.

Quem é Linda Tellingtin Jones?

Linda Tellington Jones

Linda Tellington-Jones (nascida em 30 de junho de 1937) é uma instrutora e treinadora canadense.

Especializada na reeducação de equinos com problemas comportamentais. Em 1975, ela fundou o Método de Consciência Equina Tellington-Jones, um sistema direcionado de técnicas manuais no corpo de cavalos.

Além disso, é autora de inúmeros livros, vídeos e publicações sobre educação e saúde de animais e bem-estar para as pessoas.

Para que serve o método TTouch?

O TTouch tem sido usado por tratadores, veterinários, tutores e até mesmo por funcionários de zoológicos. Isso porque auxilia a reduzir a ansiedade de animais e até mesmo corrigir comportamentos indesejáveis.

Em cães, por exemplo, pode ser de grande ajuda em casos de stress, latido excessivo, ansiedade ao passear (cães que puxam as coleiras), excitabilidade exagerada, comportamento agressivo, medo extremo e timidez, problemas associados ao envelhecimento, entre outros.

Entretanto, o método ficou especialmente conhecido por contribuir na tranquilidade dos pets medrosos durante queima de fogos (típicos das épocas festivas), assim como durante tempestades com relâmpagos.

Tellington Touch e a técnica do pano.

Muitos animais entram em pânico com o barulho de fogos de artifício, ou dos trovões durante as tempestades típicas do verão.

A técnica Tellington Touch, todavia, promete aliviar a ansiedade provocada nestes momentos. 

De fato, a técnica do pano é usada para ajudar o animal a enfrentar situações que provocam medo. Além disso é útil para cães hiperativos, nervosos ou com ansiedade de separação. O pano, de fato, envolve o animal como em um abraço, fornecendo mais segurança.

Para isso, são usadas bandagens ou faixas de tecido. Deve-se envolver o animal com tecido ou atadura. O toque do tecido faz uma leve pressão no corpo do animal, mandando uma mensagem ao sistema nervoso tranquilizando-o.

Tellington touch

O ideal é acostumar o cão aos poucos, colocando o pano antes dos acontecimentos barulhentos.

Além disso, para amenizar o pavor do animal de estimação, pode ser muito benéfica a utilização de Florais de Bach.

Conheça mais sobre o trabalho de Linda Tellington Jones visitando a página Tellington Ttouch no youtube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *