Pulgas: Como prevenir e controlar as indesejáveis infestações

Pulgas? Socorro!

Quem tem animais em casa, sabe que a chegada do verão coincide também com preocupação em relação às infestações por pulgas. De fato, isso acontece pois o calor e a umidade favorecem o desenvolvimento destes parasitas.

Primeiramente, para entender como as opções de tratamento funcionam, devemos compreender o ciclo de vida das pulgas. Isso por que os tratamentos e produtos preventivos funcionam em fases diferentes. 

Conhecendo o inimigo

A pulga do gato, Ctenocephalides felis, e a pulga do cão, Ctenocephalides canis, são as espécies mais comuns encontradas nas residências. Além disso, são muito semelhantes na aparência e biologia.

As pulgas são parasitas externos que se alimentam do sangue de mamíferos e aves. Afetam, normalmente, animais de estimação, e dependem do hospedeiro para se alimentarem e se protegerem, permanecendo toda a sua vida nestes e em outros animais contactantes. Além de provocarem incômodo pelas picadas, podem transmitir vermes, parasitas hematófagos e podem induzir a processos alérgicos, diminuindo, sem dúvida, a qualidade de vida dos animais.

Biologia e Comportamento

O ciclo de vida da pulga se divide em 4 estágios (ovo, larva, pupa, adulto) e se completa em 3-4 semanas. Todavia, dependendo das condições de temperatura e umidade, o ciclo pode ser concluído em apenas 12 a 14 dias ou se estender por 6 meses ou mais.

Pulgas
Fonte: Bayer

Ovos

Durante a vida, uma pulga pode depositar mais de 2000 ovos. Estes são depositados sobre a pelagem do hospedeiro, porém não aderem nem à pele nem aos pêlos, caindo, assim, no ambiente. Os ovos geralmente eclodem de 1 a 6 dias. O tempo de eclosão, entretanto, pode depender da temperatura e umidade. 

Larvas

As larvas das pulgas evitam a luz. Por isso escondem-se em tapetes, caminhas e frestas. Alimentam-se de pele, pêlos, penas, detritos  e fezes das pulgas adultas. Este estágio dura de 5 a 11 dias.

Pupas

As pupas possuem um casulos que ficam presos aos pêlos de animais, poeira e outras sujeiras. Trata-se do último estágio que dura de 5 a 14 dias.

Pulga

Assim que sai do casulo, a pulga adulta procura um hospedeiro para se alimentar. As pulgas adultas, ao contrário das larvas, se movem e se orientam em direção à luz. Portanto, ficam na parte superior dos pelos, dos tapetes, da cama dos animais ou de outras superfícies até serem atraídas por estímulos produzidos por hospedeiros em potencial como calor do corpo. As fêmeas adultas não conseguem depositar ovos sem uma refeição, mas os adultos, tanto machos quanto fêmeas, podem sobreviver vários dias sem se alimentar.

Somente o adulto é hematófago, ou seja, alimenta-se de sangue. Algumas espécies de pulgas dão preferência a uma única espécie de hospedeiro, porém a maioria pode infestar várias espécies de animais. 

As pulgas adultas possuem facilidade de se movimentar entre os pelos ou penas do hospedeiro. Além disso, são excelentes saltadoras.

Infestação no ambiente

Engana-se quem pensa que para eliminar as pulgas, devem-se tratar apenas os animais. Veja o que acontece no ambiente:

As pulgas adultas presentes no cachorro ou no gato representam apenas 5% do problema!! Além disso, cada uma, consegue por de 20 a 50 ovos por dia. 

Como vimos anteriormente, os ovos caem no ambiente e eclodem em até 6 dias! Isso representa 50% do problema

As larvas representam 35% do problema sendo que buscam lugares profundos e escuros.  

Enfim, 10% do problema são as pupas. Essas são pegajosas, portanto partículas do ambiente grudam nelas. Isso as tornam praticamente impermeáveis e as protegem dos produtos de limpeza e de dedetizações. Além disso, elas podem permanecer no ambiente por até 6 meses, antes de se transformarem em pulgas jovens novamente, o que dificulta bastante seu controle ambiental.

 

Fonte: Pfizer

Tratamento Ambiental

Veja algumas dicas para evitar a infestação por pulgas no ambiente:

-Coloque sempre uma toalha limpa onde seu animal dorme e lave-a uma vez por semana. Esta é a melhor forma de prevenir uma infestação de pulgas, Isso acontece pois os ovos que são depositados sobre o hospedeiro caem no ambiente. Dessa forma, os ovos são periodicamente descartados.

-Se o piso da casa for de tacos ou tábuas, todos os vãos existentes devem ser calafetados, uma vez que podem servir de abrigo para pulgas no ambiente. 

-Lave periodicamente os tapetes e capachos para evitar novas infestações. As casas devem ser limpas pelo menos uma vez por semana, com o auxílio de um aspirador de pó. 

-Descarte o filtro do aspirador após a limpeza, pois as larvas das pulgas podem eclodir dos ovos coletados pelo aspirador. Além disso, pulgas adultas podem emergir de suas pupas e re-infestar o ambiente. Entretanto, se preferir, outra opção é colocar veneno dentro do saco do aspirador de pó para que pulgas e larvas morram ao serem aspiradas.

-Recomenda-se também o uso de produtos específicos para eliminar pulgas do meio ambiente, como o Fleegard Spray da empresa Bayer. Este produto deve ser integrado ao tratamento antipulgas dos animais, eliminando assim os insetos adultos e proporcionando maior eficácia no controle -das formas de resistência das pulgas (ovos, larvas e pupas) por até 6 meses.

-Corte a grama e faça a limpeza periódica de quintais e jardins para evitar ambientes úmidos e adequados para o desenvolvimento das larvas. Evite armazenar areia ao redor da residência por períodos longos.

-Faça o controle de roedores no terreno da residência, pois estes são hospedeiros de pulgas. Além disso, transmitem doenças.

Tratando o animal

O controle de pulgas é mais eficiente quando são tomadas medidas simultâneas que envolvem limpeza periódica, tratamento do animal de estimação e controle químico no domicílio e área externa.

É imprescindível o tratamento do animal por ser a fonte de alimento. Existem inúmeros produtos modernos e eficientes disponíveis no mercado.

1. Banho

Banhos periódicos são importantíssimos. A água e sabão já podem ajudar a tirar as pulgas do pelo  do seu animal de estimação. Recomendam-se banhos quinzenais para não prejudicar a pele do animal. Utilize produtos de uso veterinário. De preferencia, peça uma indicação do médico veterinário de confiança.

2. Penteie o pelo de seu animal de estimação com pente fino

Os dentes em um pente fino são espaçados para prender as pulgas e os detritos deixados por elas. Certifique-se de ter um cuidado especial enquanto penteia as áreas do pescoço e cauda do seu animal de estimação. É aí que as pulgas tendem a se alimentar. Coloque o pente em água quente com sabão para matar as pulgas que conseguir retirar. 

3. Utilize um bom antipulga

Hoje em dia há centenas de produtos disponíveis no mercado. Cada um age de forma diferente e em ciclos diferentes. Por causa da praticidade e segurança, os comprimidos anti pulgas estão ganhando cada vez mais espaço entre os tutores de cães e gatos. Veja mais em “Produtos Anti Pulgas Disponíveis no Mercado”.

4. Faça verificações regulares

Verifique sempre a pele do seu cachorro, e penteie-o regularmente.

Produtos antipulgas disponíveis no mercado

Coleira SERESTO (Bayer)

O produto garante até 8 meses de proteção contínua para cães e gatos. Elimina Pulgas adultas, carrapatos e piolhos e previne as infestações. Age por contato sem que os parasitas precisem picar o animal. Além disso, é resistente à água, ou seja, não há necessidade de remover a coleira se o animal nadar.

Este tipo de produto, entretanto, não é recomendado para animais que ficam com outros cachorros brincalhões e comedores de coleiras.

Disponível para cães e gatos de até 8 kg e cães com mais de 8 kg

 

Comprimidos

Os comprimidos são, sem dúvida, muito práticos, seguros e eficientes. Além disso, são ótimos para animais que ficam bastante tempo fora de casa e que se molham frequentemente, pois o efeito não é alterado. Existem, hoje em dia, muitas marcas disponíveis no mercado. O preço costuma ser mais elevado, mas compensa!

Comfortis (Elanco): 

Seu princípio ativo, o Spinosad. Proporciona uma ação rápida e prolongada. De fato, começa a matar pulgas em 30 minutos, e atinge 100% de eficácia em 4 horas. Seu efeito dura 30 dias.

Apresentações:

Comfortis para cães e gatos de 2,3 a 4,5kg;

Cães de 4,5 a 9 Kg e Gatos de 2,8 a 5,4 Kg;

Cães de 9 a 18kg e Gatos de 5,5 a 11kg;

Cães De 18 A 27 Kg; Cães de 27 A 54kg

Bravecto (MSD)

São comprimidos mastigáveis e de alta palatabilidade. Diferentemente do produto descrito anteriormente, o Bravecto é indicado para o tratamento de infestações por carrapatos, pulgas e sarna em cães. Além disso, proporciona 12 semanas de proteção. Verifique com seu veterinário de confiança. 

Apresentações:

Cães de 2 a 4,5 kg;

Cães de 4,5 a 10kg;

Cães de 10 a 20kg;

Cães de 20 a 40kg;

Cães de 40 a 56kg

SPRAY

Frontline Spray

Nessa categoria, o melhor produto continua sendo, certamente, o Frontline. De fato, sua versão spray é a mais eficiente entre os produtos da mesma marca, e pode ser usada com segurança em filhotes.

Frontline Spray é um produto que auxilia no tratamento e controle de infestações por pulgas e carrapatos em cães e gatos adultos e filhotes de cães e gatos a partir de 2 dias de idade.

 

 

Formas naturais para combater a infestação de pulgas

Hoje em dia há uma grande preocupação relacionada ao uso indevido de pesticidas. De fato, muitos destes produtos que ajudam a controlar com eficiência as infestações. Por outro lado, podem provocar uma série de distúrbios respiratórios e dermatológicos, principalmente em pessoas e animais com imunidade debilitada e/ou alérgicos.

Existem, todavia, algumas opções naturais que ajudam a controlar as infestações por pulgas.

Sal

As pulgas morrem desidratadas quando entram em contato com o sal. Isso ocorre pois a substancia gruda nos parasitas. Portanto, uma forma de retirar pulgas do ambiente, é polvilhar o sal nos tapetes, carpetes, frestas. Após deixar descansar por algumas horas, deve-se aspirar o ambiente para retirar o sal e os insetos mortos.  

Lampadas Atrativas

Existem diversos tipos de lampadas atrativas no mercado. O mais indicado para pulgas, é o modelo luminária, já que fica de fácil acesso. Este tipo de lampada atrai os insetos e os mata no primeiro contato.

Luminária LED Mata Insetos

 

Lampadas comuns

Uma forma eficiente e barata de fazer armadilhas para pulgas é através de uma lâmpada de mesa ou um foco quente e brilhante. Para isso, encha uma vasilha branca com água e detergente para pratos, coloque-a no chão. Ao lado, coloque a luminária de mesa com a luz direcionada para o prato. As pulgas serão atraídas pelo calor e cairão na água com sabão. Outra alternativa é colocar uma vela flutuante dentro da vasilha.

Faxina

Sem dúvida, a melhor maneira de banir as pulgas é com uma boa faxina. De fato, a limpeza regular ajuda a eliminar as pulgas quando elas eclodem, assim como ovos e larvas. Isso quebra o novo ciclo de pulgas para que nenhum novo ovo seja criado e leve a futuras famílias de pulgas.

Se nada funcionar…

As dicas mencionadas anteriormente, deveriam acabar com o problema. Entretanto, em casos mais graves, pode ser necessário optar por uma desinfestação para depois por em prática as dicas acima.

Uma infestação de pulgas, de fato, pode persistir por meses. Por isso, recomenda-se a dedetização dentro e fora de casa, tomando os devidos cuidados para não prejudicar os moradores da residência, sejam eles humanos ou animais de estimação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *