Queimadura dos coxins

As estações mais quentes do ano estão começando. Nesse período, sem dúvida, as pessoas saem mais para passear com os próprios cães. Entretanto, ocorre frequentemente um erro muito comum entre os tutores de cachorros que pode provocar uma lesão muito dolorosa nos filhos de quatro patas: a queimadura dos coxins.

E este é apenas um dos problemas que podem ocorrer no verão.

Queimadura dos coxins: entendendo o problema…

Imagine que você está na praia. O sol está lindo e forte. De repente bate aquela vontade de mergulhar na água. Assim, você levanta e começa a caminhar sem chinelo na areia. Não demora muito para começar a pular e correr para não queimar os pés! Verdade?

Nossos cães também sofrem do mesmo problema quando os levamos para passear em locais asfaltados ou na praia sob o sol em pleno verão. Este é um erro muito comum entre os proprietários que muitas vezes nem percebem o sofrimento que estão causando ao próprio cão.

queimadura de coxins

A queimadura dos coxins (ou das almofadinhas) ocorre justamente por este motivo. Os sintomas são: dor, claudicação (o animal começa a mancar), aparecimento de bolhas, sangramentos.

Como prevenir a queimadura dos coxins:

Primeiramente, a queimadura dos coxins é fácil de ser prevenida. Passear é saudável e, com certeza, torna o cachorro mais feliz. Todavia, é importante mencionar algumas dicas para evitar problemas relacionados às altas temperaturas: 

1- Principalmente nas estações mais quentes do ano, leve deu cachorro para passear até 9 horas da manhã e/ou no final da tarde. Dessa forma, você evitará a temperatura mais alta do dia. Esta dica é particularmente importante para tutores de cães braquicefálicos!

2- Ponha em prática a empatia. Verifique, portanto, com seu pé, ou mão, a temperatura do chão. Se estiver muito quente para você, muito provavelmente estará para seu cachorro também. 

3- Não quer deixar de passear? Então escolha lugares com grama e alguns pontos de sombra. A grama, sem dúvida, é muito menos agressiva para as patinhas. 

4- Após o passeio, verifique cuidadosamente as patas do seu cachorro. Se necessário, lave-as e passe algum hidratante.

5- Enfim, caso tenha ocorrido a queimadura, não hesite em ligar para seu médico veterinário de confiança. Lembre-se de que trata-se de uma lesão dolorosa que precisará de cuidados o mais rápido possível.

queimadura de coxins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *