Catnip, a erva-do-gato: uma fonte de alegria para os bichanos.

Catnip, mais conhecida com a erva-dos-gatos ou ainda pelo nome científico Nepeta cataria, é uma espécie de planta nativa do sudoeste da Ásia e da Europa.

Poucos sabem que além de ser uma fonte de diversão para os gatos, ela é comestível! Além disso, é considerada medicinal e aromática, da família da hortelã. Fora do Brasil é possível achar suas folhas desidratadas à venda para uso como chás ou tempero. Possui efeito calmante e sedativo.

catnip

De onde vem o nome erva-do-gato?

É conhecida como erva-do-gato por produzir um efeito excitante sobre os felinos… grandes e pequenos!

A erva possui, de fato, um principio ativo chamado Neptalactone que atrai os gatos, porém não é viciante nem prejudicial. Os bichanos amam o cheiro desta planta que induz um estado de prazer e alegria.

A Catnip tem funções interessantes na medicina veterinária já que pode ser utilizado para acalmar gatos mais agressivos assim como pode excitar os mais apáticos. É considerada, portanto, uma droga terapêutica muito importante na redução de stress dos felinos. A presença desta planta faz com que se sintam, sem dúvida, relaxados e alegres.

Como oferecer a catnip?

A Catnip é facilmente encontrada em pet shops na forma desidratada ou em vasos com a planta fresca. Pode ser simplesmente espalhada pelo chão
ou usada para preencher brinquedos como bolinhas ou bichinhos de pelúcia.

Todavia, recomenda-se que seu uso não seja contínuo para que o bichinho não se acostume com o cheiro perdendo, assim, o efeito excitante. Por isso, pode ser interessante fornecer uma vez por semana.

É possível também ter a planta em casa. Recomenda-se, entretanto, que seja plantada no chão ou em vaso pesado pois certamente o bichano irá adorar se roçar na planta e poderá derrubá-la facilmente!

catnip

Post criado para a revista Senhora Atual, a primeira revista brasileira de moda para senhoras de 50+

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *