Carvão ativado, um aliado que pode salvar vidas.

O carvão ativado é um daqueles itens que todo pai/mãe de pet deve, sem dúvida, ter em casa. Este produto pode, de fato, salvar vidas em alguns casos comuns de intoxicações ou envenenamentos que podem ocorrer de forma acidental ou proposital.

Causadores mais comuns de intoxicações e envenenamentos:

Bebidas alcoólicas;

Amônia;

Água Sanitária;

Detergentes;

Alimentos (já descritos no post “Alimentos Tóxicos para Cães e Gatos“)

Fertilizantes (sendo a torta de mamona uma famosa vilã)

Medicamentos de uso humano;

Plantas Tóxicas (Comigo ninguém pode, Espada de São Jorge, Costela de Adão e muitas outras)

Chumbinho (veneno usado para controle da população de ratos, ilegal e muito usado por pessoas de má índole para matar animais que lhe são incômodos).

Sinais e sintomas que podem ocorrer em casos de envenenamento ou intoxicação:

Presença de sangue na urina e/ou fezes;

Apatia;

Salivação excessiva;

Presença, ou não de vômitos;

Podem ocorrer convulsões;

Fraqueza muscular e tremores.

O que fazer?

Primeiro de tudo, caro pai/mãe de pet, nem todas as intoxicações devem ser tratadas da mesma forma. Muitas vezes, pelo desespero, podermos cair em mitos e prejudicar ainda mais o quadro do animal.

Se por exemplo seu bichinho engolir algo corrosivo como limpador de forno (que contém substancias cáusticas), ao provocar vômito você fará passar o material corrosivo duas vezes pelo esôfago e boca do animal piorando o quadro.

Outro mito é, certamente, fornecer leite.

Atenção: O leite não tem atividade ou potencial antiveneno.  Além disso, em algumas situações o leite pode aumentar ou facilitar a absorção de algumas substâncias pelo organismo.

Por isso, ao se deparar com um animal com quadro de envenenamento/ intoxicação tenha calma e:

Forneça Carvão Ativado;

Ligue imediatamente para seu veterinário de confiança.

Tente descobrir o que o animal ingeriu.

Como fornecer o carvão ativado ao animal?

carvão ativadoO produto deve ser usado por via oral, diluído em água e administrado através de seringa. Nesse caso, o animal deverá estar de barriga para baixo e o conteúdo deverá ser derramado ao lado da bochecha de forma que o animal consiga engolir sem sufocar.

Por que devo fornecer o carvão ativado?

carvão ativado

O carvão ativado deve ser usado com a finalidade de retardar a ação da substância tóxica e ganhar tempo para levar o animal ao veterinário!

O carvão ativado age, de fato, como uma substância adsorvente ligando-se ao veneno no estômago e impede, portanto, a sua absorção e ação. Deve-se dar o carvão até 30 minutos após o envenenamento, pois com o tempo a substância vai sendo absorvida para a corrente sanguínea e o carvão pode não fazer mais efeito.

É um produto econômico, encontrado em farmácias convencionais em forma de cápsula ou em pet shops, em pó como o Enterex que é encontrado também em lojas na internet!

Não existem contraindicações. Sua capacidade de absorver toxinas e venenos o torna, enfim, uma excelente adição ao kit de primeiros socorros.

Envenenamentos são casos de emergência. Dessa maneira, quanto mais rápido agir, maiores são as chances de recuperação do bichinho.

Uma última consideração:

Caso entenda que o envenenamento foi provocado por alguém propositalmente, peça um laudo ao médico veterinário e registre um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia. Enfim, DENUNCIE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *