Enriquecimento ambiental para cães e gatos.

Bichinho entretido, bichinho mais feliz.

Seu pet fica muito solitário durante o dia e em ambiente restrito sem entretenimento? A junção destes fatores pode provocar comportamentos indesejáveis como compulsão, ansiedade de separação e/ou comportamento destrutivo.

Para evitar o tédio e suas consequências, veterinários e biólogos estudam há anos formas de enriquecimento ambiental que foram utilizadas inicialmente em zoológicos e posteriormente postas em prática nas residencias.

O enriquecimento ambiental nada mais é que a criação de um ambiente mais interativo, promovendo desafios e novidades que simulam situações que ocorreriam na natureza.

Como promover o enriquecimento ambiental em casa?

Hoje em dia existe uma grande variedade de brinquedos em pet shops que ajudam muito no controle da ansiedade promovendo o enriquecimento ambiental. Os brinquedos mais interessantes são aqueles nos quais é possível colocar itens atrativos em seu interior, como petiscos e no caso de gatos, o catnip (ou erva-do-gato).

Um exemplo bem sucedido destes brinquedos são as bolinhas ou brinquedos com furos nos quais é possível colocar petiscos, ou até mesmo ração, pois o bichinho vai se entreter por um bom tempo até terminar seu conteúdo. A marca inglesa Kong foi a primeira a produzir este tipo de brinquedo, porém hoje há muitas outras opções de marcas nacionais e para todos os bolsos disponíveis no mercado.

É possível criar um brinquedo similar com uma garrafa Pet. Basta fazer pequenos furos ao longo da garrafa e deixar o cão ou gato se divertindo por horas. Veja aqui um vídeo que mostra como fazer este brinquedo em casa:

Outra atividade que cães adoram é mastigar coisas!  Para evitar que treine este hábito nos móveis da sala, sapatos e outros objetos da casa,  nada melhor do estimulá-los a fazer isto com ossinhos de couro, ossos de nylon rígido e brinquedos adequados.

 

Considerações Importantes:

Muito cuidado ao fornecer ossos naturais, ou brinquedos que quebram facilmente pois ao roê-los os cachorros podem quebrar os dentes e/ou ingerir pedaços do ossinho ou objeto que poderão machucá-los provocando uma obstrução do trato gastro intestinal.

Sempre que possível supervisione a brincadeira de seu filho de quatro patas e verifique a qualidade dos brinquedos fornecidos.

 

 

 

*Artigo publicado para a revista Senhora Atual, a primeira revista de moda para mulheres 50+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *