Primavera e verão: cuidados durante as estações mais quentes do ano.

Sem os devidos cuidados, o excesso de calor pode trazer complicações aos nossos bichinhos.

Vem chegando o verão que muitos adoram, afinal de contas esta estação é sinônimo de férias, dias mais longos e quentes, ideais para muitos passeios. Melhor ainda se seu amigo de quatro patas puder passar este tempo junto!

Confira aqui alguns cuidados para não prejudicar seu bichinho já que as altas temperaturas podem provocar sérios problemas. Vamos listar aqui os perigos mais comuns:

  1. Queimadura de coxins;
  2. Hipertermia;
  3. Desidratação.

Queimadura de coxins: 

Não é difícil imaginar que o asfalto sob o sol de verão esquente de uma forma violenta. Basta pensar em como nós, humanos, sofremos na praia por causa da areia quente. Mesmo assim, é comum ver muitas pessoas passeando pelas ruas da cidade com seus cães sem este tipo de preocupação.

A queimadura dos coxins (ou das almofadinhas) ocorre justamente por este motivo. Os sintomas são: dor, claudicação (o animal começa a mancar), aparecimento de bolhas, sangramentos.

Hipertermia

Prender o cão em local sem sombra ou deixar o cachorro no carro pra pegar uma coisa “rapidinho” no mercado, mesmo que com a janela levemente aberta, pode provocar hipertermia e levar seu bichinho a óbito.

Raças com focinhos mais curtos e/ou de porte grande (como Pug, Buldogue Inglês, Buldogue Francês, Shih Tzu, Mastim Napolitano, Rottweiler) são ainda mais propensas.

Se algo do gênero ocorrer, não tente jogar água gelada pois poderá causar um choque térmico. Leve imediatamente ao veterinário.

Desidratação

Lembre-se de deixar seu bichinho em local onde haja sombra e água fresca sempre! Se necessário troque a água varias vezes ao dia. Existem bicos que podem ser aplicados nas torneiras que podem ajudar muito nesses casos.

Gatos adoram tomar água fresca e corrente. O ideal e comprar um bebedouro estilo fonte para que a água fique sempre fresca e em movimento.

Dicas para passear sem prejudicar seu pet:

Passear é saudável e torna o cachorro mais feliz, mas tomar certos cuidados nesta época do ano pode torna-lo ainda mais feliz. Por exemplo:

  • Leve deu cachorro para passear até 9 horas da manha e/ou no final da tarde;
  • Coloque seu pé ou sua mão no asfalto ou areia para verificar a temperatura;
  • Escolha lugares com grama e alguns pontos de sombra. Não esqueça de levar água e aproveite o passeio.

 

Post criado para a revista Senhora Atual, a primeira revista brasileira de moda para senhoras de 50+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *