A curiosa relação entre felinos e caixas.

Nada como mimar um filho de quatro patas…

Você tem um gatinho e, como todo o pai de pet, você decide mimá-lo pois quer oferecer todo o conforto do mundo. Por isso, vai ao pet shop e gasta centenas de reais com a ração de boa qualidade, brinquedos variados, uma caminha fofinha e quentinha e até mesmo um arranhador. Chega em casa louco para ver a reação do seu bichinho, e onde ele está? Provavelmente dentro de uma das caixas que você usou para transportar os presentes… e achou o máximo ignorando completamente tudo que você comprou para ele!

Saiba que é um comportamento típico em gatos domésticos… e não domésticos…

Mas de onde vem esse amor por caixas???

Vamos listar alguns motivos…

1. Instinto

Gatos são, sem dúvida, predadores naturais e, como outros felinos, eles surpreendem as presas com botes repentinos. As caixas representam, portanto, dentro das paredes domésticas, o local ideal para se esconder do “inimigo” (que pode ser até uma borboleta ou um cadarço solto) ou para buscar segurança quando se sentir ameaçado. 

2. Anti-estresse

Estudos ambientais realizados em gatos comprovam que eles não só amam caixas como PRECISAM delas. De fato, a presença de um abrigo como uma caixa garante um lugar seguro no qual se refugiar em momentos de stress. 

3. Facilitador de interação:

Estudos da Universidade de Utrecht (Holanda) em exemplares de um gatil, comprovam que a presença de uma caixa facilita a adaptação dos felinos no novo ambiente. Dessa forma, os gatos, se tornam mais favoráveis a interagir com os humanos. Segundo Claudia Vinke, veterinária e autora do estudo, se esconder é uma estratégia para lidar com mudanças ambientais e stress. 

4. Fugir de problemas

Gatos tentem a evitar ao máximo situações de conflito. Portanto, quando percebem que há hostilidade no ar, buscam um refugio nas caixas onde não terão problemas.     felinos e caixas

5. Em busca de calor

Gatos, sem dúvida, gostam de temperaturas mais altas (aproximadamente 30-36°C). O papelão é um ótimo isolante térmico pois evita que o felino tenha um gasto energético excessivo para se manter aquecido. 

6. Lugar perfeito para dormir

Devido a todos os motivos anteriores, é um lugar perfeito para dormir! E já que dormir é o que um gato mais faz em um dia, qual o melhor lugar para isso?? 

7. Porque é divertido!

Caixas são essenciais para a vida dos felinos! De fato, caixa é sinônimo de refúgio, segurança, calor e muita diversão. Dá para montar muitos brinquedos para os bichanos com custo praticamente zero e com 100% de aproveitamento. 

 

Sempre sobre o assunto, divirta-se com o vídeo do Simon’s Cat, o gato mais famoso e amado da internet!

 

 

Valentina Vecchi

Médica veterinária, com especialização em Clinica e Cirurgia e Acupuntura Veterinária. Atualmente, atende com acupuntura em São Paulo e escreve para seus blogs pessoais e outros sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
www.000webhost.com