Enriquecimento ambiental para cães e gatos.

Pet entretido, pet mais feliz.

Seu pet fica muito solitário durante o dia e em ambiente restrito sem entretenimento? A junção destes fatores pode provocar comportamentos indesejáveis como compulsão, ansiedade de separação e/ou comportamento destrutivo. É por isso, ou seja, para evitar o tédio e suas consequências, que veterinários e biólogos estudam há anos formas de enriquecimento ambiental. Formas que já foram utilizadas inicialmente em zoológicos e posteriormente postas em prática nas residencias.

O enriquecimento ambiental nada mais é que a criação de um ambiente mais interativo, promovendo desafios e novidades que simulam situações que ocorreriam na natureza.

Como promover o enriquecimento ambiental em casa?

Hoje em dia existe uma grande variedade de brinquedos em pet shops que ajudam muito no controle da ansiedade. Os brinquedos mais interessantes são aqueles nos quais é possível colocar itens atrativos em seu interior, como petiscos e no caso de gatos, o catnip (ou erva-do-gato).

Um exemplo bem sucedido destes brinquedos são as bolinhas ou brinquedos com furos nos quais é possível colocar petiscos, ou até mesmo ração. Dessa forma, o bichinho vai se entreter por um bom tempo até terminar seu conteúdo. A marca inglesa Kong foi a primeira a produzir este tipo de brinquedo, porém hoje há muitas outras opções de marcas nacionais e para todos os bolsos disponíveis no mercado.

Além disso, é possível criar um brinquedo similar com uma garrafa Pet. Basta fazer pequenos furos ao longo da garrafa e deixar o cão ou gato se divertindo por horas. Veja aqui um vídeo que mostra como fazer este brinquedo em casa:

https://www.youtube.com/watch?v=Riqgqf9MAUE

Outra atividade que cães adoram é mastigar coisas! Portanto, para evitar que treine este hábito nos móveis da sala, sapatos e outros objetos da casa, nada melhor do estimulá-los a fazer isto com ossinhos de couro, ossos de nylon rígido e brinquedos adequados.

Entretenimento especial para cães.

Muitos proprietários gostam de deixar a TV ou rádio funcionando para diminuir a sensação de solidão do pet. Há alguns anos surgiu, por isso, um canal especializado para entretenimento canino, chamado DOGTV. É uma opção muito válida para aqueles cães mais ansiosos.

Considerações Importantes:

Muito cuidado ao fornecer ossos naturais, ou brinquedos que quebram facilmente. De fato, ao roê-los, os cachorros podem quebrar os dentes e/ou ingerir pedaços do ossinho ou objeto. Esses poderão machucá-los provocando, por exemplo, uma obstrução do trato gastro intestinal.

Enfim, sempre que possível supervisione a brincadeira de seu filho de quatro patas e verifique a qualidade dos brinquedos fornecidos.

 

 

 

*Artigo publicado para a revista Senhora Atual, a primeira revista de moda para mulheres 50+

 

Valentina Vecchi

Médica veterinária, com especialização em Clinica e Cirurgia e Acupuntura Veterinária. Atualmente, atende com acupuntura em São Paulo e escreve para seus blogs pessoais e outros sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

www.000webhost.com