Posse Responsável – o que você deve saber antes de adotar ou comprar um pet.

Quero ter um animal de estimação!Posse responsável

Todos falam para você sobre como é maravilhoso ter um bichinho em casa e, finalmente, você se convence! Quer ter um pet!

Animais de estimação são certamente anjos que conseguem trazer muita alegria e amor para nossas vidas, porém é preciso pensar bem antes de dar este passo. Por isso, antes de adotar ou comprar um animal de estimação, leia mais sobre posse responsável.

Antes de adotar ou comprar um pet, leia sobre Posse Responsável:

-> Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Por isso, pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados. 

-> Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.

-> Sim: cães e gatos, sem dúvida, babam, soltam pelos, eventualmente destroem objetos e fazem barulho (latem e miam).

-> Cuide da saúde física do animal. É sua responsabilidade fornecer abrigo, alimento, vacinas e leva-lo regularmente ao veterinário. Você deverá, inclusive, providenciar sua higiene (banho e escovação) além de exercita-lo regularmente.  

-> Zele pela saúde psicológica do animal. Dê, portanto, atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

-> Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo. 

-> Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Além disso, recomenda-se uma identificação permanente (microchip).

-> Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

-> Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

-> JAMAIS ABANDONE! ABANDONO É CRIME.

Lembre-se que cuidados veterinários e alimentação custam. Pense bem se você terá condições de fornecer ao seu animal tudo o que ele necessita.

Fonte: Arca Brasil – Os dez mandamentos da posse responsável.

Valentina Vecchi

Médica veterinária, com especialização em Clinica e Cirurgia e Acupuntura Veterinária. Atualmente, atende com acupuntura em São Paulo e escreve para seus blogs pessoais e outros sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

www.000webhost.com